Sobre nós

PROJETO: PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA DOS TRANSPORTES EM ÔNIBUS E CAMINHÕES

O Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro detém a “propriedade intelectual” das realizações de eventos "VVR - Viver, Ver e Rever..." nos quais os ônibus e caminhões antigos e sua evolução tecnológica, desde 2004, passaram a ter uma consideração especial junto ao grande público e assim contribuído para com a “Preservação da Memória dos Transportes”.

Dentro dessa filosofia, e de acordo com seus estatutos, tem colaborado na realização de eventos em outras localidades, no país inteiro, estimulando e sugerindo iniciativas e assim ampliando esse movimento que desde seu início conta com o patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil Ltda.

Uma grande conquista foi, através do Deputado Estadual Bruno Covas, que o dia 30 de novembro, dia da criação do “Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro” fosse, celebrado em lei, o “Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus e Caminhões” - Lei Estadual 14.145 de 16.06.2010 e, através da Lei Estadual 14.434, de 4 de maio de 2011, a inclusão da exposição de ônibus e caminhões antigos, “VVR – Viver, Ver e Rever”, no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Artigo 2º -  SÃO PRERROGATIVAS DO CLUBE DO ÔNIBUS ANTIGO

No desenvolvimento de suas atividades, o Clube do Ônibus Antigo observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, com as seguintes prerrogativas:

a-  congregar os possuidores de veículos antigos de coleção, como conceituado na lei,

b-  promoção de eventos culturais com utilização de ônibus, caminhões, pickups e veículos militares antigos;

c- a difusão pública do interesse e significação dos veículos antigos, como elementos do patrimônio histórico, cultural e tecnológico nacional;

d-  exigir e difundir a necessidade da preservação da originalidade dos veículos antigos de coleção em sua máxima possibilidade.

e-  envidar esforços à criação e manutenção do MUSEU DO ÔNIBUS, constituindo para tanto uma comissão específica.

Parágrafo Único: Para cumprir suas finalidades sociais, o Clube do Ônibus Antigo se organizará em tantas unidades quantas se fizerem necessárias, em todo o território nacional, as quais funcionarão mediante delegação expressa da matriz, e se regerão pelas disposições contidas neste estatuto e, ainda, por um regimento interno aprovado pela Assembléia Geral.

Temos por objetivo a criação da “Fundação Educacional e Cultural Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro”, pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se por Estatutos e pela legislação que lhe for aplicável, e o “Museu dos Transportes”.

A implantação de novos clubes é outra realidade. Nossos encontros, até então inéditos, são exemplos à realização de outros que acontecem em diversas localidades de nosso país.

No Rio Grande do Sul já temos o “Segundo Clube do Ônibus Antigo Brasileiro”, em Minas Gerais estamos incentivando os amigos locais à criação do “Terceiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro” e assim vamos caminhando, plantando a semente da preservação.

Fica aqui nosso convite para novembro próximo, dias 08 e 09, na Praça Cívica do Memorial da América Latina, São Paulo, SP, com ingresso gratuito no horário das 9 às 17 horas.

História do Projeto

03/02/2014 13:37
São Paulo, 26 de janeiro de 2006   Senhores Em novembro passado tivemos a feliz iniciativa em começarmos os primeiros passos para a criação do   Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro.   Esse empreendimento só alcançará êxito se pudermos contar com a participação de todos,...